• Carregando...
Palestinos brigam com a polícia israelense, em Jerusalém | Ammar Awad/Reuters
Palestinos brigam com a polícia israelense, em Jerusalém| Foto: Ammar Awad/Reuters

As Brigadas de Ezedin al-Qassam, braço armado do movimento islamita Hamas, fizeram uma ameaça ontem de uma escalada bélica caso Israel decida lançar uma operação militar em grande escala em resposta ao disparo de foguetes desde Gaza.

"Dizemos à ocupação [Israel] que qualquer passo estúpido cometido por vossos líderes [fará com que] vossas cidades sejam alvo para nós", advertiu um encapuzado que se apresentou como porta-voz do grupo, rodeado de outros membros com o rosto coberto, em entrevista coletiva realizada na Faixa de Gaza.

Gaza foi palco nas últimas semanas da tensão crescente entre Israel e várias milícias armadas, que dispararam mais de 80 foguetes e bombas, 20 dos quais foram lançados ontem.

Em resposta, a aviação militar israelense bombardeou em dezenas de ocasiões várias posições na Faixa de Gaza, entre elas, plataformas de lançamento de foguetes e centros de treinamento de facções armadas, principalmente do Hamas.

Nos ataques morreram três milicianos e uma criança de sete anos, enquanto mais de 25 pessoas, na grande maioria civis, foram feridas.

A escalada de violência se iniciou em meados de junho, em coincidência com o desaparecimento na Cisjordânia de três jovens israelenses – dois deles menores – cujos corpos, baleados, foram achados na segunda-feira passada perto da cidade palestina de Hebron.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]