Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medida

Hamas suspende importação de carros egípcios pelos túneis de Gaza

As autoridades egípcias tinham pedido inúmeras vezes ao Hamas para que pusesse um fim no comércio de carros pelos túneis, a fim de reduzir o número de roubos de veículos no país

O movimento islamita palestino Hamas anunciou neste domingo (22) a suspensão da importação de carros de Sinai (Egito) pelos túneis de Rafah, habitual via de acesso de mercadorias para os habitantes da Faixa de Gaza desde que o território foi bloqueado por Israel em 2007.

Para diminuir o tráfego de veículos, as autoridades do Hamas - que governam a Faixa de Gaza - anunciaram também a suspensão de novos registros de carros, informou em comunicado o porta-voz do Ministério de Transportes do Hamas, Adnan Abu Ouda.

As autoridades egípcias tinham pedido inúmeras vezes ao Hamas para que pusesse um fim no comércio de carros pelos túneis, a fim de reduzir o número de roubos de veículos no país, e também para melhorar a segurança na Península do Sinai, onde atuam vários grupos armados.

Ouda assinalou que a entrada de carros terá um número limitado e que os mesmos deverão ser totalmente novos e ter documentos que comprovem a compra legal em concessionárias.

As importações legais de veículos e de outros produtos foram suspensas por Israel em junho de 2007, após o Hamas tomar o poder na Faixa de Gaza. O bloqueio se suavizou no ano passado graças à pressão internacional, mas os comerciantes continuaram transportando carros pelos túneis, pois o custo é menor e permite clientela maior.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.