• Carregando...

O movimento islamita palestino Hamas anunciou neste domingo (22) a suspensão da importação de carros de Sinai (Egito) pelos túneis de Rafah, habitual via de acesso de mercadorias para os habitantes da Faixa de Gaza desde que o território foi bloqueado por Israel em 2007.

Para diminuir o tráfego de veículos, as autoridades do Hamas - que governam a Faixa de Gaza - anunciaram também a suspensão de novos registros de carros, informou em comunicado o porta-voz do Ministério de Transportes do Hamas, Adnan Abu Ouda.

As autoridades egípcias tinham pedido inúmeras vezes ao Hamas para que pusesse um fim no comércio de carros pelos túneis, a fim de reduzir o número de roubos de veículos no país, e também para melhorar a segurança na Península do Sinai, onde atuam vários grupos armados.

Ouda assinalou que a entrada de carros terá um número limitado e que os mesmos deverão ser totalmente novos e ter documentos que comprovem a compra legal em concessionárias.

As importações legais de veículos e de outros produtos foram suspensas por Israel em junho de 2007, após o Hamas tomar o poder na Faixa de Gaza. O bloqueio se suavizou no ano passado graças à pressão internacional, mas os comerciantes continuaram transportando carros pelos túneis, pois o custo é menor e permite clientela maior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]