• Carregando...

Um helicóptero americano da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) caiu neste domingo (17) no sudeste afegão, após comunicar uma "falha no motor", informaram fontes militares.

As operações de busca e resgate pelo helicóptero e seus ocupantes já começaram, disse um porta-voz do Exército americano, o major William Mitchell.

Mitchell, no entanto, se recusou a especificar o número de soldados a bordo do aparelho. Além disso, não quis revelar a natureza da missão, para não pôr em risco a "segurança dos membros de serviço sobre o terreno".

O porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o coronel Tom Collins, assegurou que o helicóptero não foi derrubado por "fogo hostil" e que o piloto confirmou por rádio a falha no motor antes do acidente.

No entanto, uma fonte talibã consultada pela Efe assegurou que, na noite de sábado, um míssil antiaéreo lançado por milicianos atingiu um helicóptero no sul da província de Helmand.

"Após o impacto, o helicóptero prossegiu seu caminho. Não sabemos onde caiu", disse por telefone à Efe Qari Yousif Ahmadi, porta-voz dos talibãs.

No entanto, reivindicações similares dos talibãs no passado resultaram ser falsas. O último ataque dos fundamentalistas confirmado contra uma aeronave militar foi em 2005.

Em comunicado anterior às declarações dos porta-vozes, o Exército americano tinha anunciado o início de uma investigação para determinar as causas do acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]