• Carregando...

O ministro da Defesa do Reino Unido, Des Browne, confirmou neste domingo (15) que os dois helicópteros que se chocaram no norte de Bagdá são britânicos, e não americanos, com se informou a princípio.

Browne informou que no acidente morreram dois soldados britânicos e um terceiro militar ficou gravemente ferido.

Explicou, além disso, que o fato se deve a um acidente e não foi causado por um ataque dos insurgentes.

Inicialmente, o comando militar dos EUA tinha informado que os helicópteros eram americanos e que no acidente tinham morrido dois soldados desse país e outros cinco tinham ficados feridos.

"Infelizmente, dois militares morreram e um está gravemente ferido. Todos são soldados do Reino Unido. Meus pensamentos e minha solidariedade está com eles e suas famílias", assinalou Browne, que acrescentou que os parentes das vítimas foram informadas de suas mortes.

O Reino Unido tem destacados no Iraque cerca de 7.100 militares, a maioria na província de Basra, mas esse contingente será reduzido a menos de 5.000 soldados antes do fim do ano, segundo anunciou o fevereiro o primeiro-ministro Tony Blair.

Outros soldados britânicos estavam presentes no momento do acidente, mas só sofreram cortes e ferimentos leves.

Com isso, sobe para 142 o número de efetivos das Forças Armadas britânicas que perderam a vida no Iraque desde o começo da invasão liderada pelos EUA, no início de março de 2003.

Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou à agência britânica "PA" que o acidente envolveu dois helicópteros Puma, que normalmente são utilizados pela Real Força Aérea (RAF) do Reino Unido.

A fonte se recusou a confirmar o serviço ou o regimento a que pertenciam as vítimas.

A maioria dos aproximadamente 7.100 militares que o Reino Unido mantém no Iraque está postada na província de Basra, no sul do país. Porém, algumas unidades britânicas, entre elas as forças especiais, realizam missões em todo o país.

"Não posso falar sobre a missão particular na qual estavam envolvidos (os soldados mortos e feridos), mas temos unidades operando, como parte da coalizão, de um extremo a outro do Iraque", indicou o porta-voz.

A RAF conta com 33 helicópteros Puma, que podem transportar 16 militares totalmente equipados ou até duas toneladas de carga.

Os Puma contam com um equipamento de navegação GPS e um sistema que lhes permite aterrissar em condições meteorológicas adversas. Entraram em serviço em 1971, e são utilizados como helicópteros de batalha para transportar tropas ou carga, assim como para evacuar feridos, quando devidamente equipados.

O contingente britânico no Iraque será reduzido a menos de cinco mil soldados antes do fim do ano, como anunciou em fevereiro o primeiro-ministro Tony Blair.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]