• Carregando...

Londres – A teoria segundo a qual o Reino Unido se salvou de uma invasão da Alemanha nazista graças exclusivamente à coragem dos pilotos da Royal Air Force (RAF) não convence mais os historiadores militares. Para os estudiosos, em artigo escrito na revista History Today, não foram os Spitfire ou os Hurricane que protegeram estas ilhas em 1940 de uma invasão em grande escala do Exército de Hitler, mas sim a Marinha.

A operação Leão Marinho levaria 160 mil soldados alemães à costa inglesa. No entanto, a invasão foi adiada para que a Luftwaffe (aviação alemã) destruísse a Royal Air Force britânica – o que os alemães, no entanto, não conseguiram. O então primeiro-ministro Winston Churchill chegou a homenagear os valentes pilotos.

O historiador Andrew Gordon, diretor do departamento de História Naval no Armed Forces Joint Services Command Staff College, considera agora essa teoria como "mito". "Os alemães não invadiram porque enquanto a Royal Navy (Marinha britânica) estivesse no caminho, eles não tinham nenhuma possibilidade de tomar as ilhas", afirma.

Cristina Goulter, especialista na história da Força Aérea, diz que, "embora não se possa negar a contribuição dos caças de combate (...), foi a Marinha de Guerra que impediu uma invasão alemã".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]