• Carregando...

O presidente francês Fran­çois Hollande desembarcou ontem no Mali, para uma visita de um dia, para apoiar as tropas francesas.

Hollande visitou o país acompanhado pelos ministros da Relações Exteriores, Laurent Fabius, da Defesa, Jean-Yves Le Drian, e do Desenvolvimento, Pascal Canin.

O presidente foi a Tim­buktu, onde foi recebido por soldados franceses e malinenses que reconquistaram recentemente a cidade do norte do Mali, ocupada durante meses por grupos islamitas armados. O líder francês também deve visitar a capital, Bamaco.

Hollande, acompanhado pelo presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, visitou uma mesquita histórica e o centro de conservação de manuscritos antigos.

Insurgência

O norte do Mali começou a ser ocupado por radicais islâmicos em abril do ano passado, quando o país africano sofreu um golpe de Estado. A instabilidade política permitiu o avanço dos grupos extremistas e dos tuaregues, fazendo com que o governo central não conseguisse controlar a região.

A ofensiva francesa no país africano começou no dia 11, a pedido do governo local. A França já destacou cerca de 4.500 soldados para a ofensiva, destinada a combater o controle de islamistas, que dura dez meses.

Na quinta, o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, disse que apoia o envio de tropas da ONU (Organização das Nações Unidas) para garantir a paz no Mali. Ele também defendeu o reconhecimento pelo governo local dos tuaregues, que disputam uma região no norte do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]