• Carregando...

O sofrimento do homem mais pesado do mundo pode estar próximo do fim. Ao conhecer a história do Mexicano Manuel Uribe, o médico italiano Giancarlo De Bernardinis ficou comovido e se ofereceu para fazer a cirurgia de estômago em Uribe gratuitamente.

- Estou tentando reduzir meu peso um pouco neste momento para estar em condições de ser operado - disse o mexicano.

Uribe pesa 550 quilos, o equivalente a cinco filhotes de elefante. Até então, o registro da pessoa viva mais pesada do mundo, segundo o Guiness World Records de 2006, tinha cerca de 508 quilos. O mexicano já não anda mais, está preso em uma cama há cinco anos e precisa de ajuda para se levantar.

- Não consigo andar. Não consigo sair da cama - disse Uribe, de 40 anos.

Para fazer a cirurgia, Uribe precisará ir de Monterrey, no México, até Modena, na Itália, num vôo especial. O médico quer realizar a cirurgia no começo deste mês, apesar de uma autoridade da área de saúde do México ter duvidado que o paciente esteja pronto para viajar para a Europa nesse prazo.

O mexicano afirmou que pretende viajar para a Itália.

- Se nós vamos? A resposta é sim. Vamos. Mas os médicos precisam decidir quando - disse.

No começo deste ano, Uribe fez um apelo emocionado em canais mexicanos de TV, afirmando que pesou cerca de 130 quilos até os 22 anos de idade e que ignorava o que havia acontecido desde então.

Bernardinis, cujo paciente mais gordo até agora pesava 350 quilos, disse que pretende realizar uma operação de ponte intestinal, permitindo que o alimento passe mais rapidamente pelo organismo de Uribe, sem que tantas calorias sejam absorvidas.

A cirurgia demoraria de quatro a cinco horas e Uribe teria de permanecer na Itália por cerca de um mês.

- Ele sempre será mais pesado que a média, mas certamente não tão pesado como hoje. Ficaríamos satisfeitos se ele tiver algo em torno de 150 quilos daqui a dois anos - disse Bernardinis.

O caso de Uribe deixa os médicos intrigados, já que os níveis de colesterol e de açúcar no sangue dele são normais, apesar da obesidade mórbida.

- O coração dele funciona bastante bem. Ele possui algumas dificuldades respiratórias devido à obesidade, mas, de modo geral, ele está bem - afirmou Marco Aníbal Rodriguez Vargas, diretor hospitalar no Estado mexicano de Nuevo Leon.

O recorde para o homem mais pesado da história é de Jon Brower Minnoch, que morreu, aos 40 anos, em Seattle em 1983 depois de chegar a 635 quilos.

Uribe espera evitar esse destino. A mulher dele, aterrorizada com o tamanho cada vez maior do marido, dizia temer o pior e o abandonou mais de uma década atrás.

- Ela me deixou porque deve ter pensado que eu estava morrendo. Graças a Deus, ainda estou vivo e tenho esperança de conseguir enfrentar esse problema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]