• Carregando...
Imagens obtidas pela câmera da igreja mostram ação do criminoso responsável por iniciar um incêndio na comunidade
Imagens obtidas pela câmera da igreja mostram ação do criminoso responsável por iniciar um incêndio na comunidade| Foto: Reprodução/Facebook/Blessed Sacrament Catholic Church

Uma igreja católica localizada na cidade de Regina, na província canadense de Saskatchewan, foi alvo de uma tentativa de incêndio por um homem, ainda não identificado, que jogou gasolina na fachada do local e xingou antes de acender o fogo e fugir da área.

Após o ocorrido, a instituição religiosa publicou um vídeo mostrando o incendiário em sua página do Facebook, com a seguinte declaração: “alguém iniciou um incêndio na entrada do escritório da igreja. Instamos qualquer pessoa com informações sobre o perpetrador a entrar em contato com os serviços da Polícia de Regina ou Crime Stoppers".

O criminoso usava uma touca que escondia o rosto no dia do crime. De acordo com uma nota das autoridades locais, os bombeiros foram acionados por um chamamento no local do incêndio, na madrugada de sexta-feira (9).

“Os bombeiros disseram à polícia que, quando chegaram, encontraram a porta dos fundos em chamas. As equipes conseguiram extinguir rapidamente o incêndio. Os investigadores do caso determinaram que foi resultado de incêndio criminoso e contataram as autoridades policiais", informou o serviço de polícia da cidade.

A Arquidiocese Católica Romana de Regina lamentou o episódio por meio de um comunicado, ressaltando que os danos sofridos pela igreja poderiam ser piores: “O incêndio parece ter-se limitado à entrada da reitoria. Portanto, foram pequenos danos se pensamos que ninguém ficou ferido”.

Embora a igreja tenha sido poupada de uma catástrofe, o incêndio criminoso está causando interrupções no horário das missas. No site da comunidade, há um aviso sobre as alterações das atividades motivada pela ocorrência. “Devido ao incêndio criminoso e à limpeza necessária, não haverá Eucaristia programada na Igreja do Santíssimo Sacramento até a próxima semana”.

Os serviços religiosos programados para o fim de semana passado foram cancelados ou transferidos para outro local, assim como as missas do meio-dia agendadas para o início desta semana.

A Igreja do Santíssimo Sacramento é a comunidade de fé católica e a igreja mais antiga de Regina. O atual edifício da igreja data de 1905.

O incêndio criminoso ocorre num momento em que quase 100 igrejas no Canadá foram vandalizadas ou incendiadas nos últimos três anos, após uma série de acusações de que mais de 750 corpos pertencentes a povos indígenas foram enterrados sob uma escola católica em Saskatchewan. As igrejas visadas pertencem a múltiplas denominações cristãs, incluindo católica, anglicana e luterana.

Os investigadores dos incêndio no Canadá concluíram que 24 dos 33 incêndios em igrejas que ocorreram nos últimos três anos foram atos de incêndio criminoso. Outras 60 igrejas localizadas em diversas províncias e territórios no oeste do país também foram vandalizadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]