• Carregando...

Às vésperas de embarcar para Roma, onde participarão da escolha do novo papa, os cardeais dom Odilo Scherer e dom Cláudio Hum­mes participaram, na Catedral da Sé, em São Paulo, da festa litúrgica da Cátedra de S. Pedro, em homenagem ao chefe dos apóstolos.

Atual arcebispo de São Paulo e apontado como "papável" por analistas, Scherer, 63 anos, fez apenas uma breve menção à renúncia de Bento XVI, na abertura da celebração.

Coube a dom Cláudio, 78 anos, promover uma defesa firme do pontificado de Bento XVI, com quem trabalhou entre 2006 e 2010 como prefeito da Congregação para o Clero, encarregado da formação dos padres.

"Ele nos dá um grande exemplo de humildade, de despojamento, de não estar aferrado ao poder", afirmou dom Cláudio, que já foi arcebispo de São Paulo, a uma catedral quase cheia de fiéis ao meio dia, a grande maioria de idosos.

"Rezo pouco a pouco para o conclave que está aí, para que nós, cardeais, sejamos atentos ao Espírito Santo, e não a outros interesses", disse dom Cláudio, ao encerrar a sua intervenção.

Os dois devem chegar a Roma a tempo de participar da despedida de Bento XVI, na quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]