• Carregando...

Homens armados invadiram na quinta-feira os escritórios de uma nova emissora por satélite em Bagdá e mataram 11 funcionários, no que está sendo considerado o maior ataque à mídia iraquiana.

As organizações de mídia iraquianas, estatais ou patrocinadas por grupos políticos e religiosos, são alvos frequentes de grupos militantes, enquanto os ataques de insurgentes sunitas e de esquadrões da morte continuam a convulsionar o país árabe.

"Condenamos fortemente esse ato terrorista que amordaça a realidade e alveja jornalistas", disse o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, em uma entrevista coletiva.

Hassan Kamil, gerente executivo do canal por satélite Shaabiya, disse que os homens invadiram o escritório da emissora, situada no bairro de Zayouna, no leste de Bagdá, às 7h (horário local), matando seguranças, técnicos e pessoal da administração.

Ele afirmou que os homens armados chegaram na estação em cinco ou seis veículos. "Alguns usavam uniformes de policiais e outros, trajes civis. Todos estavam mascarados."

Kamil, que não estava no local na hora do ataque, disse anteriormente que o número de mortos era de sete pessoas. Ele acrescentou que mais corpos foram encontrados depois em um outro prédio. O Ministério do Interior do Iraque disse que nove pessoas morreram no ataque.

Kamil afirmou que os funcionários haviam passado a noite na emissora. A maioria foi executada a tiros enquanto dormia em suas camas, e um foi morto no banheiro. Apenas dois funcionários sobreviveram ao ataque. Um deles estava gravemente ferido no hospital.

A Shaabiya é propriedade do Partido do Progresso e Justiça Nacional, um pequeno partido secular que contestou as duas últimas eleições, mas que não obteve nenhuma cadeira no Parlamento.

Kamil disse que os funcionários mortos eram uma mistura de sunitas, curdos e xiitas e que a emissora não tinha uma agenda política.

O ataque acontece enquanto a violência continua na cidade, apesar de uma operação grande de segurança lançada pelas tropas iraquianas e norte-americanas.

Uma bomba explodiu no bairro de Bab al-Sharji, no centro de Bagdá, na manhã desta quinta-feira, disse a polícia. Quando policiais e a equipe de resgate chegaram ao local, um carro-bomba explodiu. As explosões mataram cinco pessoas e feriram outras dez.

Duas bombas também explodiram perto de um posto de gasolina no bairro de Qahira, matando três pessoas e ferindo outras 15.

(Veja mais no O Globo Online)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]