• Carregando...

Os benefícios clínicos atribuídos à homeopatia são meramente efeito placebo, segundo artigo feito por pesquisadores e publicado na revista médica "The Lancet".

O tratamento com homeopatia tem como base a administração de pequenas doses de medicamentos que, em grandes quantidades, causam os mesmos sintomas da doença que o paciente sofre. E envolve também uma grande interação entre médico e paciente.

No artigo escrito por uma equipe de pesquisadores liderada pelo médico Matthias Egger, da Universidade de Berne, na Suíça, buscaram em 19 bancos de dados eletrônicos, cobrindo um período de 1995 a 2003, pesquisas científicas sobre a eficácia da homeopatia e comparou o material encontrado com os estudos sobre a medicina tradicional.

Os pesquisadores identificaram 110 análises sobre homeopatia e a mesma quantidade sobre medicina alopata. E usaram um sofisticado sistema de análise estatística para avaliar os resultados.

Matthias Egger disse que os resultados obtidos não fornecem "evidência convincente de que os resultados terapêuticos da homeopatia eram superiores ao do efeito placebo, ao contrário da medicina convencional, que apresentou efeitos muito importantes".

Redatores do "The Lancet" escreveram uma observação sobre o tema na qual afirmam que "já foi o tempo para análises seletivas, relatórios parciais, ou investimento em pesquisas comparativas entre homeopatia e alopatia". E acrescentaram: "agora os médicos precisam ser corajosos e honestos com seus pacientes, para informar sobre a falta de comprovação dos benefícios da homeopatia, e com eles mesmos, sobre o fracasso da medicina moderna de fornecer tratamentos personalizados aos pacientes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]