• Carregando...
Ponte Carlos, em Praga, na República Tcheca aderiu à Hora do Planeta | REUTERS/Petr Josek
Ponte Carlos, em Praga, na República Tcheca aderiu à Hora do Planeta| Foto: REUTERS/Petr Josek
  • Hora do Planeta: Burj Khalifa, Dubai
  • Arranha-céu de Moscou, na Rússia, participa da Hora do Planeta
  • Portão de Brandemburgo apaga as luzes na Hora do Planeta
  • Hora do Planeta em shopping de Pequim
  • Museu ArtScience, em Singapura, também apagou suas luzes na Hora do Planeta

Os Estados Unidos se somaram neste sábado aos 151 países que promovem a Hora do Planeta desde 2007 na luta contra a mudança climática, com um "blecaute" de uma hora na sede das Nações Unidas e no icônico edifício Empire State Building, entre outros eventos em todo o país.

A sede das Nações Unidas e o Empire State Building apagarão suas luzes nesta noite às 20h30 locais. O outro grande monumento de Nova York, a Estátua da Liberdade, não poderá fazer o mesmo, já que está fechada desde o furacão "Sandy" de 29 de outubro de 2012.

Veja fotos da Hora do Planeta ao redor do mundo

Nos Estados Unidos, a rede hoteleira Ritz-Carlton disse na sexta-feira em comunicado que seus hotéis, centros de recriação, clubes e residências no mundo todo participarão da Hora do Planeta "apagando as luzes não essenciais em áreas estratégicas de cada propriedade".

A lista de participantes de costa a costa inclui pouco mais de 80 cidades, entre elas Miami (Flórida), San Francisco (Califórnia), Phoenix (Arizona), Atlanta (Geórgia) e Filadélfia (Pensilvânia).

Também inclui universidades, grandes corporações e lojas do varejo, a Liga Nacional de Hóquei, vários cassinos em Las Vegas e outros centros turísticos, segundo indicou em sua página a organizadora do evento, World Wildlife Fund (WWF, em inglês).

Hora do Planeta

A Hora do Planeta acontece no último sábado de março de cada ano desde 2007 com o objetivo de mobilizar o povo para que tome medidas para preservar energia e combater a mudança climática.

Milhões de pessoas em 7 mil cidades em 152 países se somam a várias atividades locais para apagar as luzes não essenciais durante uma hora - a partir das 20h30 -, como parte de um esforço global para proteger o meio ambiente.

Alguns grupos conservadores, no entanto, como o "Tea Party Nation" tacharam o evento mundial como uma "idiotice" criada por grupos progressistas e que, segundo sua opinião, faz pouco para reduzir a emissão de gases tóxicos.

O custo de acender velas para iluminar as casas durante o "blecaute" da Hora do Planeta "na realidade é maior do que se deixassem as luzes acesas. A quantidade de gases do efeito estufa que as usinas de energia elétrica emitem é maior durante o pico de corrente que ocorre quando as pessoas acendem as luzes", disse em seu blog Judson Philipps, ativista da "Tea Party Nation".

Veja fotos da Hora do Planeta pelo mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]