• Carregando...

Santiago – O banco britânico HSBC, que segundo denúncias publicadas no Chile recebeu em sua filial de Hong Kong um depósito de nove toneladas de ouro do ex-ditador Augusto Pinochet, afirmou ontem que tais informações "são falsas". "Temos condições de afirmar que estes documentos são falsos", destaca um comunicado do Hong Kong & Shangai Banking Corporation (HSBC) difundido em Santiago.

A nota foi divulgada horas após o grupo britânico anunciar uma investigação sobre o suposto depósito de mais de nove toneladas de ouro em nome do general Augusto Pinochet, avaliado em cerca de 160 milhões de dólares.

O juiz chileno Juan González havia enviado ontem uma solicitação a Hong Kong para estabelecer a veracidade sobre o depósito de ouro supostamente pertencente a Pinochet, informaram fontes judiciais. González ordenou essa e outras diligências depois que a Corte de Apelações o autorizou a investigar a descoberta do depósito de ouro em Hong Kong.

Pinochet é suspeito de ter depositado mil lingotes de ouro no HSBC, segundo uma informação recebida pela Chancelaria chilena, que a entregou à Justiça.

Segundo a família e pessoas ligadas a Pinochet, a informação é uma "canalhice" e uma perseguição política, o que foi refutado pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, que disse ontem à noite que o governo se limitou a passar aos tribunais uma informação recebida em uma representação diplomática no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]