• Carregando...

A Nasa anunciou nesta quarta-feira a descoberta de 16 novos possíveis planetas fora do sistema solar, na região central da Via Láctea. Segundo imagens capturadas pelo telescópio espacial Hubble a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, alguns desses corpos celestes descreveriam órbitas bastante curtas, de pouco mais de 10 horas, em torno das suas estrelas.

De acordo com os astônomos responsáveis pelo estudo, que será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica "Nature", os objetos celestes semelhantes ao gigante gasoso de baixa densidade Júpiter orbitariam estrelas menores que o Sol.

Segundo Kailash Sahu, do Space Telescope Science Institute, em Baltimore, a descoberta desses "planetas de ciclo ultra-curto" sugere que estrelas menores que o Sol poderiam atrair planetas para perto de sua superfície, sem, necessariamente, queimá-los.

Cerca de 200 planetas foram descobertos fora do nosso sistema solar até hoje, incluindo gigantes gasosos localizados até oito vezes mais perto de suas estrelas que Mercúrio (o primeiro planeta do nosso sistema solar) do Sol.

Formados a uma certa distância, esses corpos celestes seriam atraídos para perto das estrelas que orbitam pela ação da gravidade. Em geral, aqueles que se aproximam demais, acabam entrando em combustão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]