• Carregando...
Centenas de imigrantes passaram a noite ao relento na fronteira norte da Sérvia com  a Hungria | LASZLO BALOGH/REUTERS
Centenas de imigrantes passaram a noite ao relento na fronteira norte da Sérvia com a Hungria| Foto: LASZLO BALOGH/REUTERS

O governo de direita da Hungria fechou a principal rota terrestre de imigrantes para a União Europeia nesta terça-feira (15), assumindo o problema para si e buscando interromper o fluxo de refugiados.

Além das medidas paliativas: uma escolha decisiva para a Europa

A repercussão mundial das imagens chocantes de trágicas mortes de refugiados e imigrantes forçou a União Europeia a adotar medidas emergenciais para gerenciar a crise e acomodar estas pessoas.

Leia a matéria completa

Um esforço de emergência liderado pela Alemanha para obrigar países-membros a aceitar cotas de refugiados fracassou em meio a divergências.

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um apelo por unidade no bloco depois que um dos seus ministros defendeu multas para os países que se recusassem a acomodar a sua cota de imigrantes, provocando irritação na Europa central.

Hungria fecha a fronteira com Sérvia e ameaça deportar refugiados

Leia a matéria completa

Uma autoridade tcheca descreveu tais ameaças como vazias, mas mesmo assim “prejudiciais”, enquanto a Eslováquia disse que elas trariam o “fim da União Europeia”.

Sob novas regras que passaram a vigorar à meia-noite, a Hungria disse que qualquer um que buscasse asilo na sua fronteira sul com a Sérvia, a fronteira externa da União Europeia, seria automaticamente enviado de volta, e quem tentasse passar escondido seria preso.

Na fronteira, imigrantes impedidos de continuar a longa jornada rumo ao norte, para uma nova vida na Alemanha, protestavam cantando refrões no fim do dia, e um cartaz dizia: “Mama Merkel, por favor nos ajude!”.

Famílias com crianças pequenas sentavam nos campos sob a cerca de 3,5 metros de altura, com arame farpado, que bloqueava a entrada dos imigrantes no país que foi do bloco comunista.

“Greve. Sem comida. Sem água. Abra a fronteira”, escreveu uma mulher na roupa de uma criança.

Imigrantes que tentavam pedir asilo numa zona de trânsito foram mandados de volta. Macruf Suhufi Abdi Omar, da Somália, disse à Reuters que havia tido o pedido de asilo recusado uma hora depois de recolherem as suas impressões digitais.

Autoridades húngaras afirmaram que haviam negado 16 pedidos de asilo na fronteira num período de horas e estavam processando mais 32. A polícia prendeu 174 pessoas por tentarem atravessar escondidas a fronteira.

O afluxo de centenas de milhares de imigrantes e refugiados do Oriente Médio, África e Ásia provoca discórdia e recriminações na Europa. Os ministros da UE não conseguiram romper um impasse na segunda-feira sobre a distribuição e a responsabilidade por algumas das pessoas que procuram asilo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]