• Carregando...
Rachadura na base de gelo tem 150 km de extensão: iceberg será um dos dez maiores do mundo. | Nasa/
Rachadura na base de gelo tem 150 km de extensão: iceberg será um dos dez maiores do mundo.| Foto: Nasa/

Um iceberg com superfície de 5 mil km², área equivalente à do Distrito Federal ou à da ilha de Bali, na Indonésia, pode se desprender a qualquer momento da Antártida, preveem cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, no Reino Unido. “Pode ser um dos dez maiores icebergs já inventariados”, indicaram os cientistas em um comunicado.

O bloco gigante de gelo, do tamanho de 500 campos de futebol e 85 vezes maior do que ilha de Manhattan, em Nova York, tem 350 metros de espessura. Situada a oeste do Polo Sul, a pedra de gelo pode se desgrudar da plataforma Larsen C - ponto de contato com o continente.

Parte do bloco de gelo gigantes que está prestes a se desprender na Antártida.EITAN ABRAMOVICH/AFP

As rachaduras na Larsen C vem sendo monitoradas há muitos anos. Mas os cientistas dedicaram mais atenção aos blocos de gelo que se desgrudam com os colapsos na plataforma Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. A partir de dezembro do ano passado, entretanto, as rachaduras avançaram em ritmo acelerado: 18 km só em duas semanas. Atualmente, a fissura com a qual o bloco está se desprendendo tem 150 km de extensão.

“Restam apenas uns 20 km antes que atravesse a plataforma de um lado a outro”, relatam os cientistas. “Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês”, afirma Adrian Luckman, responsável pela pesquisa.

Sobre o impacto do desprendimento do bloco de gelo, Luckman afirma que o iceberg não irá impactar de imediato no nível do mar. Mas vai marcar a paisagem da Antártida. “É um grande evento geográfico que mudará a paisagem do continente gelado”, reforça o pesquisador , explicando que o fenômeno não tem origem climática. Segundo o estudo, o aquecimento global pode ter antecipado a ruptura da plataforma, mas não há evidências claras sobre isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]