• Carregando...

Cientistas japoneses indentificaram a molécula responsável por regular o apetite dos mamíferos, fazendo-os se sentir saciados. A descoberta, publicada neste domingo na versão online da revista científica "Nature", pode levar a novas formas de tratamento de obesidade em seres humanos.

Segundo os cientistas, o apetite é controlado pela molécula Nesfatin-1, que é produzida naturalmente na região do cérebro chamada hipotálamo (parte do cérebro que controla o sistema nervoso).

Depois de injetar a molécula no cérebro de ratos, os cientistas observaram que os roedores começaram a comer menos e a perder peso. Os pesquisados também foram capazes de induzir os ratos a comer mais, ao bloquear a molécula nesfatin-1.

- Depois que nós injetamos anticorpos anti-Nesfatin-1, esses ratos mostraram aumento no peso corporal - disse Masatomo Mori, do departamento de medicina e ciência molecular da faculdade de Medicina da Universidade Gunma, por telefone, à Reuters.

Mori disse que a descoberta pode ajudar no tratamento da obesidade, que se tornou o maior problema de saúde no mundo moderno, sobretudo em países economicamente avançados.

Há pelo menos um bilhão de adultos acima do peso ao redor do mundo, 300 milhões destes são considerados obesos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Obesidade tem sido associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doença cardiovascular, hipertensão, derrame cerebral e algumas formas de câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]