• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Igreja Católica Apostólica Brasileira ordena 1.º bispo

A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), uma ordem autônoma não reconhecida pelo Vaticano, ordenou ontem o sacerdote Eduardo Aguirre como o primeiro bispo guatemalteco da congregação.

Aguirre, que foi excomungado pelo Vaticano no ano passado por "alterar a doutrina" da Igreja Católica Romana, foi ordenado durante um ofício realizado na praça central do povoado de San Juan Comalapa, oeste da Guatemala.

A cerimônia foi dirigida por oito bispos brasileiros e um americano da ICAB, liderados por Josivaldo Pereira, presidente do Conselho Episcopal dessa congregação. Fundada em 1945, a ICAB tem 54 bispos e 300 sacerdotes, e conta com mais de meio milhão de seguidores no Brasil, México, Canadá, EUA e outros países.

Cidade do Vaticano – Quatrocentos e noventa e oito mártires assassinados durante a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) foram beatificados em cerimônia realizada ontem por ordem do Papa Bento XVI.

"Com suas palavras e gestos de perdão para com os perseguidores, (os mártires beatificados) nos impulsionam a trabalhar incansavelmente pela misericórdia, reconciliação e convivência pacífica", disse o Pontífice após a cerimônia.

Considerados "exemplos de amor e compreensão para todos os cristãos", os 498 "mártires do século 20 na Espanha", segundo a denominação dada pela Igreja Católica, foram proclamados beatos na maior cerimônia deste tipo da História, realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano. De acordo com fontes vaticanas, cerca de 40 mil espanhóis estiveram presentes à cerimônia, entre eles 2,5 mil parentes dos mártires.

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal português José Saraiva Martins, realizou a cerimônia em nome do Papa, que presidirá apenas os atos de canonização. Saraiva Martins ressaltou que os 498 mártires – o mais jovem com 16 anos e o mais velho com 71 – "derramaram seu sangue pela fé durante a perseguição religiosa na Espanha", e antes de morrer "perdoaram aqueles que os perseguiam e rezaram por eles".

O representante do Papa disse que hoje a identidade dos cristãos "está constantemente ameaçada", e que os novos beatificados transmitem uma mensagem de amor e coerência.

6 de novembro

Os mártires são dois bispos, 24 sacerdotes diocesanos, 462 membros de Institutos de Vida Consagrada, um diácono, um subdiácono, um seminarista e sete laicos. O pedido de beatificação foi feito pelo cardeal de Madri, Antonio María Rouco Varela, cuja arquidiocese reúne o maior número de mártires entre os beatificados. Bento XVI ordenou que os novos beatos sejam lembrados pela Igreja Católica no dia 6 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]