• Carregando...
Philae foi lançado a cerca de um quilômetro no cometa 67P | Efe
Philae foi lançado a cerca de um quilômetro no cometa 67P| Foto: Efe

Imagens disponibilizadas ontem pela Agência Espacial Europeia mostram como foi a aterrissagem do robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, realizada na última quarta-feira, dia 12.

As fotos, tiradas pela sonda Rosetta, responsável por lançar Philae, mostram o trajeto feito pelo robô na meia hora seguinte ao pouso. Nesse período, Philae foi lançado a uma distância de aproximadamente um quilômetro.

Na sexta-feira o robô esgotou suas baterias e, desde então, não se comunicou mais com a Terra.

A agência ainda tenta localizá-lo, mas, mesmo que ele seja encontrado, não há garantia de que o robô (que opera à base de energia solar) possa ser reativado.

Segundo a rede britânica BBC, mesmo com a desativação do robô, a agência se diz "muito feliz" com o material colhido durante as 60 horas que ele permaneceu ativo.

Entre as informações coletadas está a qualidade e temperatura do solo do cometa, cuja falta de aderência explicaria porque Philae foi lançada a uma distância tão grande após o pouso.

Cápsula do tempo

Cientistas do Centro Europeu de Operações Espaciais, na Alemanha, se reuniram na manhã de ontem para discutir as análises dos dados coletados pelo robô antes do esgotamento de suas baterias.

Na sexta-feira, em uma complexa operação, o Philae recebeu comandos para fazer um buraco de 25 centímetros de profundidade na superfície do cometa e retirar amostras para exames.

Praticamente inalterado há 4,5 bilhões de anos, o material é visto pelos cientistas como uma cápsula do tempo cósmica, que traz possibilidade de a missão ajudar a confirmar a teoria de que os cometas trouxeram os blocos de construção da vida — matéria orgânica e água — para a Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]