• Carregando...
Gingrich dá uma olhada para a mão de Romney antes de cumprimentá-lo ao fim do debate republicano | Scott Audette/Reuters
Gingrich dá uma olhada para a mão de Romney antes de cumprimentá-lo ao fim do debate republicano| Foto: Scott Audette/Reuters

Os principais rivais na corrida para a indicação do candidato re­­publicano à Presidência dos Es­­tados Unidos, Mitt Romney e Newt Gingrich, tiveram como alvo os mais de um milhão de votos hispânicos no último debate antes das primárias na Flórida, que acontecem na terça-feira.

A Flórida tem cerca de 1,5 mi­­lhão de eleitores hispânicos, um número expressivo de votos na maior e mais diversificada primária até o momento, parte do processo para a escolha do rival de Ba­­rack Obama em novembro.

A última pesquisa de opinião, divulgada nesta sexta-feira, mostra Romney à frente de Gingrich, com o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum e o deputado pelo Texas Ron Paul bem atrás.

O debate da noite de quinta-feira foi o 19.º desde que a corrida pela indicação republicana começou, no ano passado, e a corrida parece se concentrar em Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Re­­presentantes, e Romney, ex-go­­vernador de Massachusetts.

Os republicanos devem decidir quem tem mais chances de vencer Obama, cuja popularidade sofre com a lenta recuperação da economia e o alto desemprego. Nesta semana, o presidente tem tentado desviar a atenção da corrida republicana com visitas a es­­tados do oeste, onde haverá primárias nas próximas semanas.

Desde que Romney perdeu a primária da Carolina do Sul na semana passada, ele tem tentado tomar a iniciativa, com uma abordagem mais agressiva nos debates e tem atacado Gingrich em discursos de campanha e comerciais de televisão.

Um grupo externo formado pa­­ra apoiar Romney já gastou mais do que ele mesmo em anúncios milionários de campanha, alguns com o nítido objetivo de conter o impulso da campanha de Gingrich.

O tema da imigração motivou os primeiros confrontos após o início do debate, quando Gingrich respondeu a uma pergunta dizendo que Romney é, dentre os quatro pré-candidatos, o mais contrário à imigração. "Isso é simplesmente indesculpável e repulsivo", disse Romney.

O pai de Romney nasceu no México em uma colônia de pioneiros mórmons, mas retornou para os EUA com sua família quando tinha 5 anos e escapou da violência da Revolução Mexicana.

Gingrich afirmou que Romney mente para seus eleitores ao afirmar, num comercial de campanha, que o ex-presidente da Câ­­mara referiu-se à língua espanhola como "a linguagem do gueto". Gingrich afirmou que na declaração se referiu a várias línguas e não apenas ao espanhol.

Romney também atacou quan­­do Gingrich propôs a formação de uma colônia permanente de norte-americanos da Lua, questão de particular interesse para engenheiros e outros profissionais que moram na área da costa da Fló­­rida, próxima à base da Nasa.

Romney, que era empresário antes de se tornar político, disse que "se eu tivesse um executivo que viesse até mim e dissesse ‘eu quero gastar algumas centenas de bilhões de dólares para colocar uma colônia na Lua’, eu diria ‘vo­­cê está demitido!’".

Já Gingrich tentou levantar questionamentos sobre a riqueza e os investimentos de Romney, que estiveram no centro das atenções nesta semana depois que ele divulgou sua declaração de im­­posto de renda de 2010 e a estimativa para 2011. "Eu não sei de qual­­quer presidente norte-americano que tenha uma conta num banco suíço", afirmou Gingrich.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]