• Carregando...
Bombeiros trabalham no interior do edifício em chamas no bairro Campanar, em Valência, para tentar localizar possíveis vítimas
Bombeiros trabalham no interior do edifício em chamas no bairro Campanar, em Valência, para tentar localizar possíveis vítimas| Foto: EFE/Biel Aliño

Os serviços de emergência encontraram dez corpos nos dois prédios residenciais atingidos nesta quinta-feira (22) por um incêndio em Valência, na Espanha, enquanto procuram 19 pessoas desaparecidas.

O vice-diretor geral de emergências da cidade, Jorge Suárez, anunciou a descoberta dos dez corpos ao falar com a imprensa no posto de comando próximo aos prédios que ainda estão em chamas.

Os bombeiros que trabalham no local buscam outras 19 pessoas que continuam desaparecidas e cujos parentes não conseguiram localizá-las desde o início do incêndio, confirmou a prefeitura.

As equipes de resgate tiveram que socorrer pelas varandas os moradores afetados pelo incêndio, que começou no quinto piso de um prédio residencial de 14 andares e se espalhou para um anexo.

Os parentes já foram informados sobre essas últimas informações, de acordo com Suárez, que, quando perguntado se o prédio poderia desabar, respondeu que o principal critério no momento é garantir a segurança, embora tenha admitido que o incêndio está queimando há muitas horas e a temperaturas muito altas.

Ele também destacou que ainda não se sabe quando será possível acessar o interior e que as equipes trabalham com os parentes de uma pessoa, moradora de um dos edifícios, que está desaparecida.

A prefeita de Valência, María José Catalá, manifestou solidariedade às famílias das vítimas e anunciou que, nesta sexta-feira (23), o Conselho de Porta-Vozes da Prefeitura decretará vários dias de luto oficial. "Os bombeiros estão fazendo tudo o que podem", disse Catalá.

Quanto às pessoas feridas no incêndio, o número total permanece em 14, dos quais seis são bombeiros e os demais civis, e estão sendo tratados em vários hospitais da cidade, de acordo com as autoridades.

Os serviços médicos de emergência atenderam nove homens com idades entre 25 e 57 anos, quatro mulheres com idades entre 27 e 81 anos e uma criança de sete anos. Com exceção de duas mulheres que receberam alta, o restante foi transferido para diferentes hospitais em Valência, de acordo com as mesmas fontes.

Os adultos feridos estão internados em La Fe, no Hospital General e no Hospital Doctor Peset, e a criança foi transferida por seus parentes para o Hospital 9 de Outubro.

Embora as causas do incêndio ainda não sejam conhecidas, testemunhas disseram à Agência EFE que as chamas se espalharam "muito rapidamente" em um curto espaço de tempo e formaram "uma nuvem brutal de fumaça".

A vice-presidente do Colégio de Engenheiros Industriais de Valência, Esther Puchades, que inspecionou o edifício, atribuiu a voracidade do fogo ao revestimento de poliuretano da fachada.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, expressou sua consternação com o incêndio devastador e ofereceu "toda a ajuda necessária".

Em sua conta na rede social X, Sánchez disse que falou com autoridades locais para ter conhecimento em primeira mão da situação e oferecer ajuda. "Gostaria de expressar minha solidariedade com todas as pessoas afetadas e meu agradecimento a todos os efetivos de emergência já mobilizados no local", escreveu o governante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]