• Carregando...

Um incêndio em um duto que transporta cerca de 25% das exportações de petróleo do Iraque forçou o fechamento da conexão, nesta segunda-feira (27), e interrompeu o carregamento no terminal de exportações de Ceyhan, na Turquia, afirmaram fontes dos setores de segurança e transportes.

A causa do incêndio no duto de Kirkuk-Ceyhan na província turca de Sirnak, perto da fronteira com o Iraque, não foi imediatamente identificada, porém as autoridades suspeitam de sabotagem, afirmaram fontes da segurança.

O fogo foi apagado e os funcionários tentaram resfriar o duto, que tem 970 quilômetros de extensão.

Autoridades turcas do setor de energia em Ancara confirmaram que o fluxo de petróleo ainda estava suspenso e disseram que não estava imediatamente claro por quanto tempo os reparos iriam durar.

Um porta-voz do Ministério do Petróleo iraquiano disse que o país havia interrompido as exportações devido ao incêndio, que começou à 0h35 (18h35 de domingo no horário de Brasília), e que espera que a Turquia abra o segundo duto da conexão para a retomada das exportações.

"Nós fomos informados pelas autoridades turcas que uma explosão e depois um incêndio atingiram o duto de exportações do lado turco e tivemos que interromper o fluxo de petróleo", afirmou à Reuters em Bagdá o funcionário do ministério Asim Jihad.

"Nós exigimos que as autoridades turcas trabalhem sem demoras para reparar os danos rapidamente e que ajudem a mudar o fluxo para a segunda linha alternativa, para garantir que não ocorram mais interrupções às exportações do Iraque para o porto de Ceyhan", disse.

O duto, que no mês passado exportou 300.000 barris de petróleo por dia, é frequentemente fechado por causa de sabotagens. Mais recentemente, um incêndio em 6 de agosto provocou o fechamento da instalação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]