• Carregando...

Índia e Estados Unidos assinaram um acordo de cooperação para explorar a Lua. A primeira missão indiana (não-tripulada) à Lua será lançada em 2008 e levará a bordo dois conjuntos de equipamentos desenvolvidos pela Nasa. A Índia considera a missão ao satélite um marco de seu programa espacial.

Os equipamentos da Nasa vão investigar a composição da superfície da Lua e também buscarão água (na forma de gelo). Instrumentos desenvolvidos pela Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e pela Bulgária também serão levados pela nave indiana à Lua.

O acordo entre Nova Délhi e Washington tem importância política. Os americanos sempre fizeram restrições aos programas espacial e nuclear indianos. No início deste ano, os dois países assinaram um acordo de cooperação de pesquisa do uso civil da energia nuclear. O novo acordo, além da missão para a Lua, prevê projetos de navegação por satélite, exploração espacial e ciências atmosféricas.

A nave para a Lua se chamará Chandrayaan e será lançada por um foguete indiano. Ela passará dois anos pesquisando a superfície do satélite. A meta é traçar o mais detalhado perfil de sua composição. A nave ficará em órbita do satélite a uma distância de cem quilômetros de sua superfície. A Nasa disse que, por enquanto, não há planos de levar um astronauta indiano a bordo de uma missão tripulada americana. Segundo a Nasa, não haverá vagas pelos próximos oito anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]