• Carregando...
Passageiros observam corpo de vítima de ataque em trem: terror volta a assustar | Reuters
Passageiros observam corpo de vítima de ataque em trem: terror volta a assustar| Foto: Reuters

Mumbai e Washington - Provas sugerem que um grupo terrorista parcialmente baseado no Paquistão conduziu os ataques contra Mumbai, na Índia, na semana passada, informaram ontem funcionários do governo dos Estados Unidos. Eles também revelaram que os EUA alertaram a Índia, antes dos atentados, de que grupos terroristas conspiravam para lançar um ataque a Mumbai.

Já a polícia indiana acredita que um planejador do grupo terrorista Lashkar-e-Taiba, no Paquistão, foi o mentor dos ataques que deixaram 184 mortos, informou o The Wall Street Journal. A Índia descartou uma ação militar contra o Paquistão (os dois países têm armas nucleares), mas exigiu que o governo paquistanês entregue a Nova Délhi 20 suspeitos de terror.

O ministro de Relações Exteriores do Paquistão, xá Mehmood Qureshi, disse ontem que seu país propôs uma investigação conjunta com a Índia sobre os ataques em Mumbai, na semana passada. "O governo do Paquistão ofereceu um mecanismo de investigação conjunta, e estamos prontos para formar tal equipe, que ajudará na investigação", disse Qureshi. Segundo o ministro, o Paquistão deseja "ir fundo" no caso e estava pronto para ampliar a cooperação e assistência.

Os extremistas responsáveis pela carnificina em Mumbai podem ter se dopado durante os três dias em que mantiveram centenas de reféns, informou ontem o jornal britânico Mirror. Fontes policiais afirmam que exames nos corpos dos terroristas acusaram vestígios de drogas estimulantes.

"Encontramos injeções largadas pelos radicais contendo restos de cocaína e LSD. Mais tarde, exames apontaram drogas no sangue deles", disse uma fonte ao jornal britânico.

Explosão

Menos de uma semana após os ataques em Mumbai, a onda de terror voltou a assustar o país. Uma bomba explodiu ontem em um trem de passageiros no noroeste da Índia, deixando ao menos três mortos e 30 feridos. Até as 21 h, nenhum grupo havia assumido a autoria do ataque e a polícia disse acreditar que não há relação com os atentados da semana passada.

A explosão de ontem ocorreu pouco depois que o trem chegou na estação Diphu, cerca de 300 km ao sul de Gauhati, capital do estado de Assam. O trem ia de Lumding, no centro do estado, à cidade comercial de Tinsukhia.

Uma bomba com timer foi colocada dentro de uma mala e deixada em um dos compartimentos de bagagem do trem de passageiros. Na explosão, destruiu parte do telhado do trem.

Dois passageiros morreram na hora e um não resistiu aos ferimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]