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O ministro da Economia da Argentina e candidato do peronismo, Sergio Massa, e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa em agosto no Palácio do Planalto, em Brasília
O ministro da Economia da Argentina e candidato do peronismo, Sergio Massa, e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa em agosto no Palácio do Planalto, em Brasília| Foto: EFE/André Borges

Um levantamento divulgado na quarta-feira (11) pelo instituto de pesquisa Atlas Intel, fundado por um brasileiro, revela que o atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, desponta como líder nas intenções de voto para a presidência do país.

Realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, a pesquisa do Atlas Intel consultou 4,2 mil pessoas e apresentou resultados que divergem de uma grande quantidade de outros levantamentos que mostram o candidato libertário Javier Milei na liderança da disputa presidencial.

De acordo com a pesquisa, Massa, que é o candidato da coalizão peronista União pela Pátria, tem 30,6% das intenções de voto neste primeiro turno das eleições argentinas. Milei, candidato à Casa Rosada pela coalizão A Liberdade Avança, aparece em segundo lugar com 25,2%. Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança, figura em terceiro lugar com 25%, um empate técnico com Milei, segundo os dados da pesquisa.

O Atlas Intel também projetou um cenário de um eventual segundo turno na Argentina. Nesse cenário, o candidato peronista perde tanto para Bullrich quanto para Milei. Segundo os dados, em uma disputa de segundo turno entre Massa e Milei, o libertário tem 41% das intenções de voto, contra 39,3% de Massa. Já em uma disputa entre Bullrich e Massa, a ex-ministra da Segurança tem 42,3% contra 37,2% do atual ministro da Economia.

Em outra pesquisa divulgada em 29 de setembro, o Atlas Intel também apontou que Massa estava na frente de Milei.

Além do Atlas Intel, o único outro levantamento que coloca Massa na liderança pela disputa presidencial é o que foi feito por uma empresa de relações públicas argentina chamada CIGP. Divulgada no último domingo (8), a pesquisa da CIGP aponta que Massa tem 28,1% das intenções de votos para este primeiro turno, enquanto Milei tem 27,2% e Bullrich tem 20,9%.

Os resultados do Atlas Intel e da CIGP divergem de diversas outras pesquisas divulgas pelo jornal argentino Clarín, que apontam Milei liderando com folga a disputa eleitoral pela presidência da Argentina. Uma delas é a da consultoria Escenarios, divulgada pelo jornal no último dia 3, que mostra Milei com 37,3% das intenções de voto – 11 pontos percentuais à frente de Massa, que ficou com 25,8%.

Nos levantamentos feitos para as primárias argentinas, algumas pesquisas, inclusive as que foram divulgadas pelo Clarín, erraram as intenções de voto para Javier Milei em dez pontos.

Na Argentina, um candidato pode vencer no primeiro turno se obtiver pelo menos 45% dos votos ou 40% com uma diferença de mais de dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

O primeiro turno da eleição presidencial na Argentina ocorrerá no dia 22 de outubro. Caso nenhum candidato alcance os requisitos para obter uma vitória já neste primeiro turno, os argentinos terão que decidir quem vai ser o novo líder do país no segundo turno, que já está agendado para o dia 19 de novembro.

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