• Carregando...

Uma ativista do povo inuit e uma polonesa de 96 anos de idade que salvou crianças judias do Holocausto estão entre os 181 indicados para o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

Irene Sendler, da Polônia, salvou mais de 2.500 crianças judias do gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Já a inuit Sheila Watt-Cloutier, do Canadá, tenta chamar atenção para o problema das mudanças climáticas, segundo descrevem os que a nomearam.

Até o final do prazo de inscrição, no dia 1o de fevereiro, o Comitê Norueguês do Nobel, responsável por escolher o vencedor do prêmio, recebeu 181 indicações, entre as quais a indicação de 46 organizações, disse uma autoridade do Instituto Nobel, em Oslo.

O número de nomeações deste ano para o que muitos descrevem como a premiação mais importante do mundo é menor do que o registrado em 2006 (191) e está abaixo do recorde de 2005 (199).

Os cinco integrantes do Comitê Norueguês do Nobel não divulgam a lista de nomeados, mas alguns dos que fazem as indicações revelam a identidade daqueles que nomearam.

O nome do vencedor do prêmio de 20 milhões de coras suecas (1,41 milhão de dólares) criado pelo sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, é anunciado em outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]