• Carregando...
Hipopótamo foi resgatado com o uso de dardos tranquilizantes e a ajuda de voluntários que empurraram o animal pelas ruas. | Fotos: Beso Gulashvili/Reuters
Hipopótamo foi resgatado com o uso de dardos tranquilizantes e a ajuda de voluntários que empurraram o animal pelas ruas.| Foto: Fotos: Beso Gulashvili/Reuters

Animais do zoológico de Tbilisi, na Geórgia, passaram horas passeando pelo centro da capital da ex-república soviética depois que um temporal inundou ruas da cidade neste domingo (14). Pelo menos dez pessoas morreram nas inundações.

Um hipopótamo que passeou pelo centro foi resgatado com a ajuda de dardos tranquilizadores e voluntários que o empurraram pelas ruas da cidade. Também fugiram leões, tigres, ursos e lobos. Os moradores foram orientados a não sair de casa exceto em casos de emergência.

Urso é visto em meio à inundação na cidade de Tbilisi.

Os animais fugiram do zoológico da cidade, que abrigava 600 bichos e ficou destruído. Os bichos fugiram das jaulas e tocas quando elas eram inundadas pelo coquetel de chuva e ventania, que fez transbordar o rio Vere, que passa pelo centro de Tbilisi.

Culpa dos comunistas

O líder da Igreja Ortodoxa Georgiana, o Patriarca Ilia II, culpou o antigo regime soviético. “Quando os comunistas vieram a este país, ordenaram que todas as cruzes e sinos das igrejas fossem derretidos e o dinheiro fosse usado para construir o zoológico”.

Alguns animais foram recapturados e outros abatidos. Não se sabia quantos ainda estavam à solta. Seis lobos foram encontrados mortos no terreno de um hospital infantil.

Das dez pessoas mortas, três estavam no zoológico – um deles, o cuidador Guliko Chitadze, havia perdido um braço ao ser atacado por um tigre no ano passado. Não há relatos, porém, de que as mortes tenham sido causadas pelos animais.

O pecado não fica sem punição. Fico muito triste ao ver georgianos morrerem porque um zoológico foi construído à expensa de igrejas destruídas.

Patriarca Ilia II líder da Igreja Ortodoxa Georgiana.

Outras dez pessoas ainda estavam desaparecidas, segundo o prefeito da cidade. Dezenas de casas foram inundadas. Tbilisi, capital da ex-república soviética, tem cerca de 1,1 milhão de habitantes.

Outras 37 pessoas foram levadas a hospitais com ferimentos, informou o ministro do Interior, Vakhtang Gomelauri, durante uma reunião de emergência. A segunda-feira (15) foi declarada dia de luto nacional.

O prejuízo estimado é de até 18 milhões de dólares (cerca de R$ 56 milhões), de acordo com o Ministério das Finanças, e autoridades do governo estão em contato com doadores internacionais para discutir a ajuda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]