• Carregando...
china chuvas
Pessoas caminham em uma rua alagada após chuvas recordes na cidade de Zhengzhou, na província de Henan, no centro da China, em 20 de julho de 2021| Foto: Divulgação/China/Agência EFE/Gazeta do Povo

Pelo menos 25 pessoas morreram como resultado de fortes chuvas e inundações na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China, desde o dia 16, informou nesta quarta-feira (21) a agência de notícias estatal Xinhua.

Vídeos que circulam nas mídias sociais mostram ruas inundadas, avenidas que parecem rios, e até mesmo vagões do metrô com passageiros dentro e mais de 1,5 metro de água. Mais de 500 pessoas foram resgatadas nos tuneis do metrô, disseram oficiais, que também informaram o resgate de 150 crianças e professores que estavam em uma creche.

De acordo com as autoridades locais, mais de 100 mil pessoas deixaram suas casas rumo a um local seguro. O jornal local The Paper acrescentou que cinco pessoas foram hospitalizadas por ferimentos relacionados a enchentes.

Nesta terça-feira, o nível de emergência para desastres climáticos foi fixado no máximo em Zhengzhou para chuvas que devem durar até a noite desta quarta-feira (hora local).

As autoridades relataram também que o nível de precipitação acumulada entre as 18h (local, 7h de Brasília) e a meia-noite (13h de Brasília) era de 449 milímetros. Nas 24 horas anteriores, caíram 457,5 milímetros em Zhengzhou, um recorde.

"Esta é uma chuva que se vê uma vez em 100 anos. A situação é sombria", descreveu o centro de controle de inundações de Zhengzhou.

A Xinhua também disse que a chuva deixou vários edifícios residenciais sem água e eletricidade, além de forçar o cancelamento de centenas de voos, rotas de ônibus e trens.

A província de Henan fixou seu nível de emergência em 2 (o máximo é 1 em uma escala de 4) e advertiu que as chuvas fizeram com que o nível da água de uma represa subisse rapidamente. Isso fez com que todos os habitantes das localidades da parte inferior do rio fossem retirados de suas casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]