• Carregando...

Os eleitores republicanos do Iowa determinarão na terça-feira (3) se vão querer um duelo entre o favorito Mitt Romney e Barack Obama em novembro de 2012, dando início a um longo processo de seleção de candidatos estado por estado.

São sete os principais candidatos que se enfrentam no Partido Republicano: Mitt Romney, Ron Paul, Rick Santorum, Newt Gingrich, Rick Perry, Michele Bachmann e Jon Huntsman. Este último decidiu, no entanto, ignorar o pequeno estado rural do Iowa, no centro do país, e concentrar-se no de New Hampshire (nordeste), onde a primária terá lugar em 10 de janeiro.

Todo o país ficará focado no que vai acontecer no Iowa, mas apenas alguns eleitores (entre 120.000 e 150.000, que tomarão parte de 1.774 assembleias ou "caucus") serão responsáveis pela decisão.

Mitt Romney, favorito em nível nacional, supera nas pesquisas Ron Paul, mas por apenas dois pontos (24% a 22%). Em 2008, Romney, que também era candidato, ocupou o segundo lugar no Iowa.

Quem cresce nesse estado ultracatólico é Rick Santorum, que na última pesquisa divulgada, do Des Moines Register, alcança 15%, mas ficaria com 21%.

Nessa mesma pesquisa, 41% dos 602 cidadãos consultados manifestaram que poderão mudar de preferência, dando conta da extrema volatilidade do eleitorado republicano nesse estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]