• Carregando...

Um aparelho não-invasivo, portátil e de fácil uso foi a solução encontrada para as mulheres grávidas que precisam monitorar o batimento cardíaco dos bebês -- isso acontece nos casos de gravidez de alto-risco. O equipamento, uma espécie de iPod com 100 gramas, discerne os batimentos do bebê dos batimentos da mãe e pode enviar essas informações à internet, para que sejam analisadas remotamente pelos médicos.

A novidade -- desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido) – não substitui o tradicional ultra-som, que deve ser feito periodicamente, mas facilita o controle da saúde do bebê. O aparelho de 100 gramas mede a atividade elétrica do coração do bebê usando a escala de nanovolts. Para explorar comercialmente o equipamento, os pesquisadores criaram uma empresa, a Mônica Healthcare.

De acordo com o site da companhia – que não divulga preços --, o produto deve ser usado durante a noite, quando a mulher coloca cinco eletrodos em sua barriga. "Basicamente, os sinais elétricos do coração do feto chegam até a superfície abdominal. Então, é possível coletar esses sinais através dos eletrodos", afirmou Terence Martin, diretor de marketing da companhia, à publicação "Technology Review".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]