Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conflitos

Irã alerta sobre "repercussões negativas" do Bahrein

"Temos certeza que, se essa situação persistir no Bahrein, terá repercussões negativas na região, das quais ninguém vai gostar", disse o ministro a repórteres em Doha

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, alertou nesta segunda sobre as "repercussões negativas" da situação no Bahrein, onde autoridades são acusadas de reprimir a maioria xiita. Ele também reafirmou a forte crítica de Teerã contra o envio de tropas dos países do Golfo Pérsico para o Bahrein, ajudando as tropas de segurança do país na repressão contra os xiitas que lideraram aos levantes pró-democracia.

"Temos certeza que, se essa situação persistir no Bahrein, terá repercussões negativas na região, das quais ninguém vai gostar", disse o ministro a repórteres em Doha, após negociações com líderes do Catar. "O problema no Bahrein apenas preocupa as pessoas de lá, então os exércitos não deveriam ter sido enviados para invadir o país e fazer o que fizeram", afirmou.

As relações entre Teerã e os aliados americanos no Golfo ficaram mais tensas após a crítica iraniana sobre a repressão aos xiitas no reino sunita da dinastia Al Khalifa. Salehi disse esperar que o Catar seja capaz de mediar uma saída para o impasse. "Por meio dos esforços do Catar, esperamos que seja encontrada uma solução adequada para a situação no Bahrein", disse o ministro, sem especificar se Doha estaria tentando uma mediação entre o governo de Manama e a oposição.

Em março, Teerã retirou seu embaixador do Bahrein, depois do governo local chamar de volta seu enviado ao Irã. Os dois países também expulsaram alguns diplomatas. O Irã, predominantemente xiita, admitiu dar "apoio moral" às exigências da população do Bahrein, mas sem qualquer envolvimento com os protestos no país vizinho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.