• Carregando...

O Irã deixou claro que retomará algumas atividades do programa nuclear na segunda-feira a menos que a União Européia apresente, na tarde deste domingo, propostas que solucionem o impasse diplomático. A Europa prepara para o Irã um conjunto de compensações econômicas e políticas em troca da suspensão dos programas de enriquecimento de urânio, o processamento de combustível nuclear e atividades que levem ao suo de armamentos nucleares.

Caso o Irã não cumpra o acordo, a União Européia pode recorrer ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para determinar sanções.

- Se a União Européia não enviar a proposta hoje, na segunda-feira pela manhã retomaremos parte das atividades para converter urânio na cidade de Isfahan, sob a supervisão de inspetores - disse Ali Aghamohammadi, porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional no Irã.

Os Estados Unidos e a Europa suspeitam que o programa nuclear iraniano é uma fachada para um programa de desenvolvimento de bombas nucleares, mas o governo do Irã insiste que o país investe no poder nuclear apenas para gerar novas fontes de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]