• Carregando...

O Irã disse nesta quarta-feira que vai estudar com "seriedade e entusiasmo" uma proposta russa que visa a aliviar o temor internacional sobre o programa nuclear iraniano, disse a agência estatal Isna.

As declarações dadas por Javad Vaeedi, vice-chefe do Conselho Nacional Supremo de Segurança do Irã, são as mais positivas já dadas por uma autoridade iraniana sobre a oferta russa de criar uma operação conjunta para enriquecer o urânio.

A proposta russa conta com o apoio dos Estados Unidos e da União Européia. O Irã diz que só quer enriquecer urânio para fins de geração de energia elétrica, mas a comunidade internacional teme intenções bélicas.

- Em nossa opinião, a proposta russa pode ressuscitar algumas das regulamentações não-implementadas do Tratado de Não-Proliferação para transferir tecnologia nuclear para países que não tenham acesso a essa tecnologia e romper o monopólio científico nessa questão - disse Vaeedi.

Antes, as autoridades iranianas haviam recebido a proposta com frieza, dizendo que não aceitariam um plano que não permitisse ao Irã realizar todo o ciclo de combustível nuclear em seu próprio solo.

Diplomatas e especialistas haviam notado que, apesar da frieza, que o Irã não havia rejeitado totalmente a oferta, e acreditam que o país pretenda arrastar as negociações para ganhar tempo e vantagens.

As negociações entre o Irã e os três grandes da UE (Grã-Bretanha, Alemanha e França) foram retomadas em Viena este mês e devem ocorrer novamente em janeiro.

Vaeedi, em tom muito mais ameno que o das declarações anteriores de outras autoridades, disse que a proposta russa pode ser estudada dentro dos parâmetros do acordo já existente com Moscou para fornecer urânio enriquecido para o primeiro reator atômico iraniano em Bushehr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]