• Carregando...
Momento do lançamento do primeiro satélite iraniano, em local desconhecido | Reuters
Momento do lançamento do primeiro satélite iraniano, em local desconhecido| Foto: Reuters

Teerã - O Irã lançou com sucesso seu primeiro foguete de fabricação doméstica, anunciou ontem o presidente do país Mahmoud Ahmadinejad. Segundo ele, o fato foi um passo significativo em seu ambicioso programa espacial, que vem preocupando muitos observadores internacionais.

O foguete levou o satélite chamado Omid, ou esperança em persa (farsi), e foi lançado na noite de segunda-feira depois de o presidente ter dado a ordem para o procedimento, segundo uma emissora de rádio. Imagens da televisão estatal iraniana mostraram o que a emissora afirmou ter sido o lançamento noturno do foguete de um local não identificado no Irã (foto).

Um alto oficial de defesa em Washington disse que o Exército dos Estados Unidos detectou o lançamento de um míssil no espaço. Mas não há confirmações se o míssil levava um satélite, disse o oficial, que falou em condição de anonimato.

A reação da Casa Branca veio mais tarde, ontem. O porta-voz Robert Gibbs disse que o Irã não agiu de maneira responsável. "Essa ação não nos convence de que o Irã atue de maneira responsável para avançar a estabilidade e a segurança na região", disse. Gibbs disse que o governo americano usará todos os elementos disponíveis de poder para lidar com o Irã.

Uma das preocupações em relação ao programa espacial iraniano é que a mesma tecnologia empregada para colocar satélites em órbita pode ser usada para o disparo de mísseis. "O desenvolvimento de um veículo de lançamento espacial que coloca um satélite em órbita pode possivelmente levar a um sistema de mísseis balísticos. Esta é uma grande preocupação para nós", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]