• Carregando...

O Irã manterá um diálogo direto com os EUA pela primeira vez antes da próxima rodada formal das negociações com as grandes potências, que acontecerá de 16 a 20 de junho em Viena, informou neste domingo o vice-ministro das Relações Exteriores e o negociador nuclear iraniano, Abbas Araqchi.

"As negociações entre a delegação iraniana e a americana acontecerão amanhã e depois de amanhã (9 e 10 de junho) em nível de vice-ministros", informou Araqchi em declarações divulgadas pela agência local de notícias iraniana "Fars".

Segundo Araqchi, a delegação americana estará liderada pelo subsecretário de Estado americano, William Burns, e também contará com a presença da subsecretária adjunta de Assuntos Políticos, Wendy Sherman.

Olga Schmitt, secretária da alta Representante da UE, Catherine Ashton, também participará do encontro, o que fez Araqchi classificar o diálogo de trilateral.

O negociador iraniano explicou que, paralelamente às negociações com o Grupo 5+1 (China, Rússia, EUA, França e Reino Unido mais Alemanha), o Irã também terá diálogos bilaterais com os membros.

Araqchi garantiu que o Irã só falará com os EUA sobre o caso nuclear se as sanções impostas ao Irã, a maioria aplicadas pelos EUA, forem suspensas. Os outros países-membros do 5+1 não estão envolvidos nisso".

O negociador nuclear iraniano contou que o Irã se reunirá com a Rússia para tratar da questão nuclear.

"Teremos negociações bilaterais com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov", disse Araqchi.

Irã e o G5+1 assinaram em novembro um pré-acordo em que se comprometeram a chegar a um pacto final em seis meses, prazo que termina em 20 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]