• Carregando...
Foto de teste de míssil divulgada pelo Irã | Isna/AFP
Foto de teste de míssil divulgada pelo Irã| Foto: Isna/AFP

O Irã anunciou ontem ter testado com êxito mísseis de longo alcance capazes de atingir Israel, numa aparente advertência a países inimigos que impõem cada vez mais pressão sobre Teerã devido a seu programa nuclear.

Os testes surgem num contexto de crescente tensão política e militar no Ori­­ente Médio, gerando nervosismo no mercado global de­­ petróleo.

A Guarda Revolucionária, força de elite do Irã, testou dezenas de mísseis no deserto de Semnan no segundo dos três dias de exercícios batizados de "Grande Profeta 7".

Entre os modelos lançados contra alvos simbólicos estava o Shahab 3 (meteoro, em farsi), com alcance anunciado de 2.000 km – suficiente, em tese, para atingir Israel. Também foram disparados mísseis de raio mais curto, como Zelzal (terremoto) e Qiam (levante), capazes de percorrer de 300 km a 1.000 km.

O poderio militar anunciado pelo Irã é difícil de verificar, mas a imprensa oficial afirmou que todos os foguetes atingiram seus alvos. "É uma resposta aos inimigos que dizem que a opção militar está sobre a mesa", disse o vice-chefe da­­ Guarda Revolucionária, Hos­­sein Salami.

A Guarda Revolucionária também reiterou que o avião não tripulado dos EUA capturado em dezembro será copiado e usado por militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]