• Carregando...
satélite militar irã
Imagem retirada de um vídeo da Irib News mostra o lançamento do satélite Noor| Foto: Reprodução/IribNews

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta quarta-feira (22) que colocou em órbita o primeiro satélite militar do país. Segundo a TV estatal iraniana, o satélite Noor (luz) foi lançado na manhã desta quarta, do deserto central do Irã. Ele está orbitando a 425 km acima da superfície da terra. O sucesso da operação vem após pelo menos duas tentativas falhas do Irã de lançar os satélites Payam e Doosti no ano passado, segundo a Associated Press.

Os Estados Unidos sustentam que que lançamentos como este antecipam o programa de mísseis balísticos do Irã. A Guarda Revolucionária iraniana, considerada um grupo terrorista pelos americanos, disse que usou um portador de satélite chamado Ghased para colocar o dispositivo no espaço, sem dar mais detalhes sobre a tecnologia, apenas de que se tratava de tecnologia local.

"Após essa importante conquista, demos um salto no campo da expansão da inteligência estratégica", disse o major-general Hossein Salami após o lançamento do Noor, acrescentando ainda que o satélite proporciona bases poderosas em guerras de inteligência. "As sanções [dos EUA] não são um obstáculo no caminho do nosso progresso".

Abaixo, um vídeo do lançamento publicado pela agência de notícias iraniana Irib News.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]