Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programa nuclear

Irã repete estar pronto para negociações sem precondições

O ministro do Exterior do Irã, Manouchehr Mottaki, reiterou nesta terça-feira que Teerã está pronta para negociações sobre seu programa nuclear, mas não aceita "precondições", em uma aparente referência à exigência de interrupção do enriquecimento de urânio.

Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha ofereceram ao Irã um pacote de incentivos, incluindo o acesso a avançadas tecnologias nucleares com fins civis, mas dizem que os iranianos devem primeiro suspender o enriquecimento antes de qualquer discussão.

Mottaki, falando na capital do Azerbaijão, Baku, disse que o Irã está avaliando a proposta, mas não disse quando haveria uma resposta.

- O mais brevemente possível, uma resposta será preparada e as avaliações serão finalizadas. Vamos fazer as outras partes saberem a resposta - afirmou. - Eu gostaria de acrescentar que alguns tipos de negociações podem começar mesmo antes de uma resposta final. Eu quero dizer que pode haver algumas perguntas, alguns pensamentos que precisam ser qualificados e é por isso que nós podemos começar as negociações, claro que sem precondições, o que pode ajudar todos os lados.

O principal negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, afirmou que as propostas das seis potências têm "ambigüidades" e disse que a questão do enriquecimento precisa ser esclarecida.

Autoridades iranianas sinalizaram que o país pode estar pronto para negociar sobre os planos de enriquecimento em escala industrial, mas não deram indicação de que o Irã esteja prestes a interromper o enriquecimento completamente.

Embora não haja nenhum prazo formal, diplomatas ocidentais querem uma resposta até meados de julho, quando os líderes do G8 vão se reunir na Rússia.

O Ocidente acredita que o Irã quer fabricar urânio altamente enriquecido para armas atômicas, mas Teerã insiste desejar apenas produzir combustível enriquecido de baixo nível usado em instalações nucleares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.