• Carregando...

O principal negociador do Irã afirmou nesta terça-feira (1º) que seu país está pronto para uma nova rodada de conversas sobre seu programa nuclear. De acordo com ele, o país atualizou suas propostas sobre o tema. "O pacote de propostas da república islâmica está atualizado e pronto e será apresentado (aos poderes mundiais)", afirmou Saeed Jalili, também chefe do Supremo Conselho Nacional de Segurança. "Nós esperamos que uma nova rodada de conversas será realizada para se alcançar um mundo cheio de progresso e justiça, se Deus quiser."

Jalili disse que Teerã preparou um pacote "revisado", levando em conta os acontecimentos do mundo no ano passado, entre eles a crise econômica e o conflito na Geórgia - quando o país lançou uma ofensiva em uma tentativa de retomar o território da província da Ossétia do Sul e entrou em conflito com a Rússia. Segundo ele, o plano será dirigido aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos, mais a Alemanha.

Representantes dos seis países manterão um encontro na região de Frankfurt, nesta terça-feira, quando será analisada a possibilidade de impor sanções mais duras na ONU contra o Irã. A pressão internacional por uma nova série de punições a Teerã aumenta em razão da recusa do país em retornar às negociações sobre o assunto. O Irã argumenta que seu programa nuclear é direito soberano do país e tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. Já Estados Unidos e Israel dizem que o regime iraniano busca desenvolver armas nucleares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]