• Carregando...

Xangai, China – O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, declarou ontem que o Irã está preparado para se defender de um ataque israelense, enquanto o mundo espera uma resposta de Teerã à proposta ocidental para negociar sobre o programa nuclear do país.

"A República Islâmica do Irã desenvolveu a capacidade de se defender", respondeu Ahmadinejad a uma pergunta sobre a capacidade nuclear israelense e a possibilidade de um ataque às instalações nucleares iranianas, como aconteceu no Iraque na década de 80.

Ahmadinejad, que se mostrou relaxado e até mesmo brincou durante seu encontro com a imprensa, não respondeu se a possibilidade de um ataque israelense o preocupa. No entanto, a preocupação atual de Israel com o programa iraniano para o enriquecimento de urânio pode ser comparada à que, em 1981, levou o país a bombardear o reator iraquiano de Osirak.

O presidente iraniano voltou a falar do Holocausto nazista, comparando-o com a situação do povo palestino em Israel. "Para nós, não há diferenças entre judeus, cristãos e muçulmanos. Todos eles devem ser respeitados, têm sua própria voz e dignidade", afirmou.

Ahmadinejad evitou falar sobre sua posição quanto ao pacote de medidas proposto pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e pela Alemanha com o objetivo de dar um fim à crise nuclear. A proposta foi apresentada a Teerã no dia 6 de junho pelo alto representante da Política Externa da UE, Javier Solana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]