• Carregando...

Teer㠖 A dois dias do fim do prazo dado pela ONU para o Irã interromper seu programa nuclear, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, sugeriu um debate ao vivo, pela tevê, com o presidente dos EUA, George W. Bush, sobre "questões mundiais’’. A sugestão foi feita numa entrevista coletiva em Teerã, com uma condição: "Não pode haver censura, especialmente para os EUA’’.

No Irã, jornais críticos do governo têm sido perseguidos, o que foi objeto de perguntas de repórteres iranianos presentes – menosprezadas por Ahmadinejad. O gesto do iraniano foi visto pela Casa Branca como uma tentativa de "desviar a atenção’’ da questão nuclear.

Anteriormente, Ahmadinejad já havia enviado cartas a Bush e à chanceler alemã, Angela Merkel, nas quais não mencionava o programa nuclear. "É só uma tentativa de desviar a atenção das preocupações legítimas da comunidade internacional sobre o Irã, do apoio ao terrorismo à busca de armas nucleares’’, disse um porta-voz da Casa Branca.

O prazo fixado pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU para que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio termina amanhã. Baseados em relatórios da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), os membros permanentes do CS acreditam que o Irã queira desenvolver armas nucleares – oficialmente, o objetivo do projeto é gerar energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]