• Carregando...

O Irã realizou o lançamento teste de seu mais novo foguete, capaz de enviar satélites e transportar organismos vivos ao espaço, disse nesta quinta-feira a agência oficial de notícias Irna.

No mais recente passo de um programa espacial e de mísseis que já vem assustando Washington, o foguete Kavoshgar-4 foi lançado na terça-feira transportando uma cápsula desenvolvida para conter organismos vivos. O teste pode permitir um lançamento futuro com macacos, e mais adiante, uma missão espacial com seres humanos.

O lançamento tinha como objetivo testar o desempenho do motor, da plataforma de lançamento, da cápsula e dos sistemas eletrônicos, incluindo "dados e imagens enviados de uma órbita de 120 quilômetros", disse a Irna.

O acontecimento é o mais recente de uma série de conquistas que o Irã acredita demonstrar o progresso em sua área civil e de defesa diante das sanções e a ameaça de possível ação militar contra seu programa nuclear.

Em fevereiro de 2010, o Irã testou a versão anterior do foguete, o Kavoshgar-3. Washington considerou o lançamento "um ato de provocação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]