Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curdistão iraquiano

Iraque proíbe entrada de avião de ministro turco em seu espaço aéreo

Avião deveria aterrissar na cidade de Erbil, capital do Curdistão iraquiano, cujas autoridades mantêm uma tensa relação com o governo de Bagdá

As autoridades iraquianas proibiram nesta terça-feira a entrada de um avião no qual viajava o ministro turco de Energia, Taner Yildiz, em seu espaço aéreo, segundo informou o governo da região autônoma do Curdistão iraquiano.

O porta-voz curdo, Sefin Dezi, disse em comunicado que o avião de Yilbiz deveria aterrissar na cidade de Erbil, capital do Curdistão iraquiano, cujas autoridades mantêm uma tensa relação com o governo de Bagdá.

O titular turco de Energia tinha previsto participar de uma conferência sobre petróleo e gás em Erbil, que começou na segunda-feira com a presença do primeiro-ministro curdo, Niyilban Barzani, entre outros.

Os laços entre Bagdá e Erbil sofreram um retrocesso desde que o Curdistão ofereceu refúgio, há um ano, ao vice-presidente sunita iraquiano, Tareq al Hashemi, sobre o qual pesa uma ordem de detenção por delitos de terrorismo.

Além disso, nas últimas semanas a tensão entre ambas as partes aumentou depois que Bagdá desdobrou novas forças militares na província petrolífera de Kirkuk para evitar atentados terroristas.

Em resposta, as forças de "peshmerga" -as milícias armadas curdas do Iraque- mandaram ontem reforços adicionais a esta província, apesar das advertências do governo central.

Kirkuk, centro de uma rica zona petrolífera e cidade de uma variada população de origem árabe, curda, turcomana e cristã, tem um status especial, embora o governo autônomo do Curdistão a reivindique junto com outras áreas, algo que se opõem as outras comunidades e Bagdá.

Os analistas iraquianos qualificam a situação de "muito perigosa" e temem que se continuar essa tensão entre as duas partes, pode acontecer um conflito armado.

A Turquia já se viu envolvida na luta entre Bagdá e Erbil em agosto, quando o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, visitou Kirkuk sem avisar o governo iraquiano.

Então, o Ministério das Relações Exteriores do Iraque convocou o encarregado de negócios turcos em Bagdá para protestar pela visita, que - disse - representa "um desprezo à soberania do Iraque e uma violação das normas que regulam os laços diplomáticos entre dois Estados vizinhos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.