• Carregando...

Os colégios eleitorais da Irlanda foram abertos nesta quinta-feira ao eleitorado, que vai às urnas para escolher entre sete candidatos o sucessor de Mary McAleese na Presidência da República.

Pouco mais de três milhões de irlandeses poderão exercer seu direito ao voto nas 43 circunscrições que formam o mapa eleitoral do país entre 4h e 19h (horário de Brasília).

Também são promovidas nesta quinta duas consultas populares sobre propostas para reformar a Constituição e uma eleição parcial na circunscrição de Dublin West para preencher a cadeira deixada em junho pelo falecido ex-ministro das Finanças Brian Lenihan.

Segundo as últimas enquetes sobre o pleito presidencial, o empresário independente Seán Gallagher é o favorito, com 40% de apoio, seguido pelo candidato do Partido Trabalhista, Michael D. Higgins, que tem 25%.

Com 15% aparece Martin McGuinness, candidato do Sinn Féin e ex-ministro principal norte-irlandês, sete pontos percentuais à frente do senador independente David Norris.

A apuração dos votos começará na manhã de sexta-feira e em poucas horas já serão divulgados resultados parciais em alguns dos distritos eleitorais.

Como consequência de seu complexo sistema eleitoral, de representação proporcional mediante voto transferível, a Irlanda poderá levar alguns dias para anunciar o resultado final do pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]