Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

Irlanda convida rainha da Inglaterra para visita inédita

Ilha foi governada pelo governo inglês até 1920. Tensões separatistas ainda acontecem na região da Irlanda do Norte

O governo irlandês convidou a rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, para uma visita a Dublin, a primeira de um monarca britânico à república.

A ilha da Irlanda foi inteiramente governada pela Grã-Bretanha até a década de 1920, quando 26 condados se separaram, depois tornando-se uma república, enquanto outros 6 condados continuaram sob o governo de Londres, sob o nome de Irlanda do Norte.

Os governos britânico e irlandês cooperam estreitamente na implementação do acordo de paz na Irlanda do Norte, onde há tensão entre protestantes pró-monarquia e católicos republicanos.

"Nenhum obstáculo atualmente existe (...) para essas cortesias normais de Estados vizinhos amistosos, na troca de visitas entre chefes de Estado", disse o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, à TV estatal RTE, após se reunir em Londres com seu homólogo britânico, David Cameron.

"Acho que seria um fato positivo", disse Cowen sobre a visita da rainha. "É oportuno agora que avancemos nessa relação."

O palácio de Buckingham não comentou a notícia.

Todos os principais partidos irlandeses apoiam o processo de paz, mas alguns grupos nacionalistas manifestaram sua oposição à visita da rainha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.