• Carregando...

Dublin - O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, dissolveu ontem o Parlamento do país e convocou eleições gerais para 25 de fevereiro. A coalizão liderada pelo partido Fianna Fail é o primeiro go­­verno a cair como resultado da crise da dívida soberana enfrentada por alguns países da zona do euro.

Cowen declarou o fim formal do seu governo dois meses após ter sido forçado a negociar um pacote de socorro de € 67,5 bi­­lhões (US$ 92 bilhões) com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele insistia que a Irlanda não precisava do socorro.

Pesquisas de opinião indicam que o Fianna Fail deverá ser o grande derrotado nas próximas eleições e que o resultado mais provável deverá ser uma coalizão de governo entre o partido Fine Gael, de centro-direita, e o Trabalhista, de centro-es­­querda.

Renegociação

"Os dois partidos que têm maior probabilidade de vencer a eleição têm falado sobre renegociar o acordo de assistência fi­­nan­cei­­ra da União Europeia e do FMI", comentou o economista Ben May, da Capital Economics.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]