• Carregando...

A coalizão de governo norte-irlandesa e os governos britânico e irlandês chegaram a um acordo nesta terça-feira para impulsionar o processo de paz, após semanas de negociações. A medida permitirá levar adiante uma reforma de segurança social em Ulster e possibilitará passar a Belfast o poder de cobrar impostos a empresas. Londres prometeu ainda 2 bilhões de libras para ajudar nas reformas. O documento também prevê novos mecanismos de investigação sobre as vítimas do conflito norte-irlandês.

"Agora as partes poderão começar de verdade a superar os temas pendentes que não puderam solucionar desde o acordo de Belfast (em 1998)", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

O premier irlandês, Peter Robinson, por sua vez, disse que cada lado preferia um acordo mais global e completo, mas que conseguiram avançar mais nos temas negociados.

Os acordos de 1998 puseram um ponto final em 30 anos de violência que deixaram 3.500 mortos na província britânica, instaurando o poder compartilhado entre protestantes e católicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]