Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
união europeia

Irlanda terá ‘total apoio’ nas negociações da saída do Reino Unido da UE

De acordo com o negociador, Michel Barnier, as conversas têm evoluído lentamente, mas ainda é necessário conseguir progresso decisivo em questões cruciais

Negociado, Michel Barnier, durante discurso na sede da Comissão da União Européia em Bruxelas | EMMANUEL DUNAND/AFP
Negociado, Michel Barnier, durante discurso na sede da Comissão da União Européia em Bruxelas (Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP)

O principal negociador da União Europeia da saída do Reino Unido do bloco, Michel Barnier, garantiu à Irlanda que o país terá total apoio durante as negociações. Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE.  

Leia mais: Reino Unido escolhe saída “dura” da União Europeia para controlar imigração

Barnier disse ao ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, que as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda, integrante da UE, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, têm evoluído lentamente e ainda é necessário conseguir progresso decisivo em questões cruciais.  

A autoridade da UE disse a Coveney que "toda solução que analisaremos terá de ser totalmente compatível com a lei da UE" e com o princípio do bloco de que a Irlanda possa fazer negócios com qualquer nação sem problemas.  

Coveney disse que o mais importante era ver como o processo de paz poderia ser mantido entre as duas Irlandas, já que ambas compartilham "uma fronteira invisível de 500 quilômetros".

As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.