• Carregando...
Negociado, Michel Barnier, durante discurso na sede da Comissão da União Européia em Bruxelas | EMMANUEL DUNAND/AFP
Negociado, Michel Barnier, durante discurso na sede da Comissão da União Européia em Bruxelas| Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP

O principal negociador da União Europeia da saída do Reino Unido do bloco, Michel Barnier, garantiu à Irlanda que o país terá total apoio durante as negociações. Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE.  

Leia mais: Reino Unido escolhe saída “dura” da União Europeia para controlar imigração

Barnier disse ao ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, que as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda, integrante da UE, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, têm evoluído lentamente e ainda é necessário conseguir progresso decisivo em questões cruciais.  

A autoridade da UE disse a Coveney que "toda solução que analisaremos terá de ser totalmente compatível com a lei da UE" e com o princípio do bloco de que a Irlanda possa fazer negócios com qualquer nação sem problemas.  

Coveney disse que o mais importante era ver como o processo de paz poderia ser mantido entre as duas Irlandas, já que ambas compartilham "uma fronteira invisível de 500 quilômetros".

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]